sexta-feira, novembro 11

Resenha: Jogos Vorazes – Suzanne Collins




Matar ou morrer, não há escolha, na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!

Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400 páginas
Classificação: 




Sinopse: Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Sou meio suspeito para falar sobre esse livro. É um dos meus favoritos e defendo com unhas e dentes o quão bom esse livro é. Katniss Everdeen é a personagem que tem a personalidade mais bem construída e marcante. É também o sonho de qualquer homem rsrs...

O livro soube misturar coisas que eu adoro e me ganhou. Mundo pós-apocalíptico, Reality Show, uma personagem I-N-S-A-N-A (do jeito bom rsrs) e MORTE! Deixe-me explicar.

O Mundo

Jogos Vorazes nos mostra um mundo onde a América do Norte deixou de existir e em seu lugar surge uma nação chamada Panem. Panem foi dividida, inicialmente, em 13 distritos e uma Capital. Cada um responsável por um material essencial para que Panem inteira funcione. Exemplo: O Distrito 12, onde somos apresentados inicialmente, é o responsável pela extração do carvão.
O distrito 13 tentou se rebelar, e como punição e para provar seu poder sobre os distritos e impedirem que mais distritos o façam, a Capital destruiu-o e criou os Jogos Vorazes, uma competição que ocorre todo ano e que é transmitido ao vivo pela televisão, em que uma garota e um garoto de 12 a 18 anos de cada distrito são escolhidos aleatoriamente e obrigados a participar para entrar em uma arena, onde se é preciso lutar até a morte, até sobrar um único sobrevivente.

A História

O livro conta a história de Katniss Everdeen, uma garota que, após a morte de seu pai, passa a caçar(o que é ilegal em Panem) para garantir a sobrevivência de sua mãe e irmã. Até que na 74ª edição dos Jogos Vorazes, sua irmã (Prim Everdeen) é sorteada para participar dos jogos. Katniss vendo que sua irmã não teria chances de voltar viva, Katniss se oferece em seu lugar e é levada, juntamente com Peeta ‘o filho do padeiro’, para a Capital. E é ai que a história fica muito, mas muito interessante.

Quando o livro começou a ficar mais famoso aqui no Brasil, parte por causa do lançamento do filme, fiquei sabendo de comparações com Crepúsculo, mas fique sabendo que Jogos Vorazes é muito melhor que Crepúsculo e que essa comparação, creio eu, foi feita só para chamar atenção. Porque Jogos Vorazes não tem NADA a ver com Crepúsculo é até um insulto dizer isso.

O livro me prendeu tanto que a única coisa que eu queria fazer era ler esse livro. Ficava quase o dia inteiro pensando nele, querendo ler. Ritmo alucinante, muitas mortes e um triângulo amoroso. Tem coisa melhor?

"Que a sorte esteja sempre a seu favor" - Effie Trinket

"Eu lembro tudo sobre você. Era você que não prestava atenção" - Peeta






3 comentários:

  1. Dudu..acredita que logo no inicio eu não gostava desse livro? Não me chamava atenção, mas de tanto eu ler resenhas, acabei me apaixonando pela história...hoje é um dos livros que quero muito muito muito. Gostei de ler mais uma resenha que me deu mais vontade de ler... :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!! Estou LOUCA para ler este livro, e sua resenha me deixou com mais vontade auhehaueua.

    Beijos,
    Nati

    http://meninadelivro.blogspot.com/
    @NatiiBianchin

    ResponderExcluir
  3. Oi,Dudu!
    Tudo bem?
    É a minha primeira visitinha ao blog e já estou adorando!Sua resenha está ótima.Para falar a verdade,nunca havia me interessado em ler esse livro,só que venho lendo ótimas resenhas sobre a trilogia e depois de ter lido a sua,fiquei mais curiosa para ler os livros.Parabéns pelo ótimo blog.
    Espero a sua visitinha no meu blog.
    Bjs!
    Zilda Mara
    http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir