domingo, março 18

[Divulgando] Equinócio: A Primavera será publicado!

Olá leitores do Mtw! Hoje venho trazer uma notícia muito boa para vocês!
A autora Lu Piras, parceira do blog, conseguir contrato com a Editora Dracaena para a publicação do seu livro Equinócio: A primavera.
Abaixo vocês podem conferir um comunicado publicado no blog da autora e a capa oficial do livro =D


Queridos leitores,


É com muita felicidade e com o coração acelerado que eu anuncio que o nosso livro Equinócio será publicado. Para revelar a editora eleita e explicar como esse processo aconteceu, quero convidá-los a conhecer esse percurso e, ao final, partilhar uma pequena surpresa...
Mas só no final! Não tenha pressa. Se você é escritor, sabe do que estou falando. 



O COMEÇO

Quem acompanhou todo o processo de divulgação que vem sendo feito desde 01 de dezembro de 2011 sabe que o caminho é longo e que exige muita paciência e devoção. E, sabe também, que existe um elo muito importante da blogosfera literária com os autores nacionais. Eu sou privilegiada pela quantidade e qualidade de parceiros que fiz nesta caminhada até agora.
Tudo começou no final de dezembro do ano passado quando eu decidi tirar Equinócio da gaveta. Após algumas tentativas frustradas de publicação (gastei toneladas de papel imprimindo originais, muito $$ em correio e em troca recebi apenas cartas de praxe), eu acabei por me envolver com outros projetos e deixei o meu sonho de lado. Até que, conversando com uma amiga, ela me deu uma super motivação (quem conhece a Ana Carolina sabe que ela é super em tudo!) para que eu voltasse a tentar publicar o livro. Então, seguindo conselhos de autores experientes e bem sucedidos que essa mesma amiga me indicou, eu decidi montar um website e um blog. Eu, que não entendo patavinas dessas tecnologias de mídia e marketing... enfim, a rede tornou-se uma grande aliada e eu consegui atingir muitos leitores com essa iniciativa.



Primeiro Original de Equinócio

Nestes últimos três meses tenho me dedicado incessantemente a divulgar o livro nos blogs literários, no facebook, no twitter, no skoob e até uma petição online eu criei para arrecadar apoiantes para a "causa Equinócio". Onde quiserem Equinócio, Equinócio estará. Onde não quiserem, farei o possível para que queiram. E esse foi o meu lema. Divulgar, divulgar e divulgar.
Não demorou muito, todo esse chamariz atraiu a atenção do editor-chefe Léo Kades, da Dracaena Editora.


A EDITORA: SOBRE A EDITORA E A MINHA ESCOLHA


A Dracaena Editora faz parte do Grupo Oxigêncio e tem por objetivo principal dar apoio a novos autores brasileiros, àqueles que estão saindo do forno e aos que já estão no mercado há um tempinho.


O nome da editora tem sua origem na Dracaena Cinnabari, uma árvore nativa do pequeno arquipélago de Socotra no Oceano Índico, próximo Nordeste Africano, o único lugar no mundo onde pode ser encontrada. Ela é conhecida como “Árvore sangue do Dragão” em função da sua seiva vermelha, um líquido brilhante que pode ser usado como remédio.
Sob o comando do editor Léo Kades, a editora publica romance, ficção, fantasia tanto na literatura nacional, como na internacional, livros de saúde e qualidade de vida. A proposta é bastante ampla e o catálogo conta com vários autores nacionais e internacionais, entre os quais Henry Drummond, Jack London e Thoureau.
Uma excelente notícia: a Dracaena está aberta a parcerias com sites e blogs! Para isso, basta mandar o link de seu blog ou site, nome do responsável, fone fixo, twitter ou facebook para o email: contato@dracaena.com.br. A editora terá prazer em enviar material para resenhas, organizar sorteios ou promoções, entrevistas com autores, etc..

A editora convida a todos para que participem dos sorteios, conheçam seus autores e os lançamentos e também está aberta a receber originais de autores. Se quer publicar seu livro e fazer parte do meu time, visite a Dracena e descubra: aqui!

Diante disso, agora que já conhecem um pouco mais sobre a editora eleita, quero dividir com vocês os motivos que me fizeram apostar nela.
Eu confesso que até o momento do editor Léo Kades me procurar eu não conhecia quase nada sobre a Dracaena, a não ser alguns posts que recebia de vez em quando no Facebook da editora anunciando lançamentos. Eu gostei bastante da proposta da editora, do profissionalismo e abertura do Léo, super simpático e interessado em transformar o meu sonho em realidade. Quando ele me telefonou para um primeiro contato, lembro de ter corrido para o abraço do meu pai, a pessoa que tem sido o meu suporte em todos os momentos. Fiquei angustiada durante o prazo de avaliação e um mês depois veio a notícia de que estava aprovado para publicação. Independente de outras propostas que eu tenha recebido, a Dracaena me recebeu de braços abertos e com tanta transparência em sua relação comigo, que eu imediatamente confiei na competência e no talento dos seus profissionais.


MOMENTO ATUAL: O PRODUTO EQUINÓCIO


Pois é, então o meu sonho literário se transformou num produto de consumo. Não é bonito, nem um pouco romântico falar assim de um livro. Mas a verdade é que, nesta fase, a Dracaena começou a trabalhar na transformação. Equinócio está em fase de revisão. Embora eu mesma tenha revisado mais de vinte vezes juntamente com meu pai e amigos, nada com um profissional experiente para deixar o livro sem erros, bem lapidado. O livro, então, seguirá para a diagramação que é um momento também super importante de ajustar o texto no formato de livro, embelezamento com o design dos capítulos, calcular orçamento de capa, número de páginas e etc. Paralelamente a estes procedimentos, um designer foi escolhido para a criação da capa. Em breve, a minha expectativa estará espremidinha como meu livrinho nessa máquina arcaica aqui embaixo:

Prelo, do latim prelu, é aquilo que espreme. É uma prensa manual para testes de impressão tipográfica. Por isso o termo: "está no prelo", que quer dizer que um livro está em fase de impressão, a caminho da publicação. Fonte

Como estudante de Produção Editorial que lamenta não ter descoberto a profissão mais cedo (em vez de ter entrado para o estressante e burocrático mundo do direito), estou acompanhando com muita atenção todos os passos desse processo. Hoje eu tive a minha primeira aula de Produção de Livro na ECO/UFRJ e pela primeira vez abri o programa InDesign e trabalhei nele. Eu fiquei ali, diante do computador, com os olhos brilhando, só imaginando meu Equinócio ganhando contornos concretos com a magia daquele programa.
Neste curso eu aprendi a valorizar mais o livro. Aprendi a aceitar o mercado editorial, entender suas nuances e particularidades no mercado brasileiro. Mas, uma coisa eu não consigo entender (e, talvez, nunca consiga); a relutância das editoras em apostar nos escritores nacionais. Eu já tive a oportunidade de dar a minha opinião sobre isso em várias entrevistas aos blogs literários e reafirmo a minha posição de sempre. Temos tesouros escondidos e subvalorizados na nossa literatura, enquanto o Brasil tanto precisa redescobrir-se, abrir portas à cultura literária nacional. Dizem que o cenário é otimista e que devagarinho as portas estão se abrindo. O que digo do que sei por experiência até agora, é que neste momento tudo depende do autor. É ele quem precisa se fazer ouvir. Não basta escrever, tem que correr atrás. Quem começa uma carreira de escritor pensando que vai ficar confortavelmente em sua poltrona escrevendo, está redondamente enganado. É preciso confiar em si e no seu trabalho e não ter medo de se expor às críticas. Fica a dica.


PREVISÕES


Eu adoraria poder confirmar um prazo para o lançamento de Equinócio, para a noite de autógrafos e todos os eventos que se seguirão ao lançamento. Mas ainda é cedo para isso. Eu calculo um prazo de três meses a partir de hoje, mas poderá ser adiantado.
Visitem o blog com frequência para saber as novidades!


A bola de cristal revelou: Equinócio será publicado em 2012!

LINKS


Quem quiser conhecer mais sobre a concepção de Equinócio e sobre mim, poderá visitar o post inaugural deste blog, aqui.

Visitem os links da Dracaena para saber mais novidades:
Entre e seja muito bem-vindo!

Facebook
FanPage1
FanPage 2
Facebook (empresa)
Blog Dracaena News
Website
Twitter


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Meu próximo passo, logo que o livro esteja publicado, é a criação de um hotsite bem bonito e completo sobre o livro Equinócio. Atualmente Equinócio conta com um site de hospedagem gratuita aqui.
Não deixem de passar a palavra, de procurar conhecer mais sobre o livro. Eu e Equinócio estamos no Facebook, no Skoob, no Twitter, no YouTube. Estou aberta a entrevistas, à divulgação, a parcerias. Adoro trocar informações e ajudar a divulgar a nossa literatura. Portanto, se você é autor também e quer divulgar seu livro aqui no blog de Equinócio, sinta-se convidado! Se você é blogueiro, a casa é sua e faremos uma parceria bem legal. E se é editora que apoia a literatura nacional, então eu te apoio também, pode chegar mais! *-*
Essa relação que autor/blog/editora estabelemos é fundamental e eu faço questão de fortalecê-la. A nossa comunidade literária felizmente é imensa e precisamos de muita união.


AGRADECIMENTOS


Muito obrigada ao editor Léo Kades por ter surgido em minha vida e limpado a poeira que já estava se acumulando sobre o meu sonho.
Agradeço também ao meu pai, minha amiga Ana Carolina Freire, minha colega de faculdade Vanessa Raposo, todos os blogueiros, parceiros, amigos, familiares que estão envolvidos neste projeto, torcendo desde o princípio.
Não pensem vocês que eu os poupei de uma menção muito especial em Equinócio.


SURPRESA: REVELAÇÃO DA CAPA


E é chegado o momento pelo qual o autor nunca está preparado: a exposição pública da sua obra. Nós, escritores que acalentamos nosso projeto por muito tempo, sentimos uma possessividade imensa em relação à nossa obra e queremos que o mundo inteiro a aprove. Mas a verdade é que é impossível agradar a todos. Por isso, o coração fica na mão no momento de dividi-la com o mundo.
Quando eu decidi criar o site e o blog de Equinócio, me dei conta de que precisava de criar uma imagem que identificasse a obra. Até aquele momento, eu não tinha pensado na capa do livro. Foi quanto criei a capa que vocês conhecem por aí na net. Basta digitar no google "Equinócio, Lu Piras" e você verá a quantidade de blogs e sites que promoveram a imagem da capa provisória de Equinócio, ou dar uma olhada aqui para relembrar a explicação sobre ela. O fato é que eu consegui o meu intuito e a imagem criou uma identidade.
A capa provisória marcou uma etapa de divulgação fundamental, mas chegou o momento de mudar, definir e mostrar ao mundo a essência pictórica de Equinócio.
Todos os amantes de literatura sabemos a importância de uma capa na identidade de um livro. A capa precisa ser, além de esteticamente atrativa, coerente com a história que ela introduz e propõe. Eu, o Léo Kades e o designer César Oliveira tivemos essa preocupação e, com muito capricho e sensibilidade, eis a capa que o designer da editora me apresentou ontem e que foi aprovadíssima com direito a bolo e champanhe pela família aqui em casa:


E ai o que acharam? Eu achei muuito bonita a capa e, é claro, fiquei com muito vontade de ler o livro. Queria deixar aqui os meu parabéns para autora e que possamos ver, rapidinho, mais livros dela sendo publicados =D

0 comentários:

Postar um comentário